O Serviço Social é política pública, e o Assistente Social seu efetivador!

É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho .Inserido nas mais diversas áreas (saúde, habitação, lazer, assistência, justiça, previdência, educação, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.



O Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços.Está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar, e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação, etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais; e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.



segunda-feira, 15 de junho de 2009

+++ Participação efetiva: V Encontro do Grupo de Apoio e Incentivo à Adoção de Ribeirão Preto "Crescendo em Família"


À ADOÇÃO possui a matemática do amor: (%)Dividimos o amor e o carinho com uma criança/adolescente, (+) Somando o sentimento de felicidade de todos e (X) Multiplicaremos tudo isso na sociedade. ( José Geraldo, jornalista)

O evento aconteceu no dia 30 de maio de 2009, das 13:30 às 19:00 na Unidade II da Faculdades COC -Ribeirão Preto, contando do a participação de estudantes e diversos profissionais que atuam na área da adoção. Divido em dois blocos, o Encontro abordou os seguintes temas:
"Planejando e Vivendo a Adoção"
1- Porque o crescendo em família existe: A.S. Márcia Inês V. Pecego Peruchi - Pres. do "Crescendo em Família".
2- Decidindo ter um filho: Delicada Escolha - A.S. Judiciária Genecy Duarte e Psicóloga Judiciária Profa. Dra. Solange Aparecida Serrano.
3- Programa de Acompanhamento ao Pré e Pós Adoção: Psicólogas Lilian de Almeida Guimarães Sólon e Profa. Dra. regina Cláudia Mingorance.
" Construindo uma nova cultura de acolhimento"
1- Como a família e a escola podem se unir para a construção de uma nova cultura de adoção - Pedagoga Mestranda Leticia Fonseca Reis de Ferreira de Castro.
2- Projeto de Apadrinhameto Solidário - A.S. Aline Barbosa Dias Ribeiro e Psicóloga Andréia de Paula Cunha.



O GRUPO DE APOIO E INCENTIVO À ADOÇÃO CRESCENDO EM FAMÍLIA, nasceu da iniciativa de vários pais adotivos que, após receberem seus filhos em adoção, preocupavam-se com aquelas crianças que não conseguiram uma família e ficavam no abrigo à espera de alguém que as recebessem em adoção. A participação desses pais no ENAPA (Encontro Nacionl dos Grupos de Apoio à Adoção), juntamente com alguns profissionais da área de psicologia e serviço social, foi decisiva para que a idéia de se criar um Grupo de Apoio à Adoção pudesse ser concretizada.
O CRESCENDO EM FAMÍLIA tem sua sede na Rua Gonçalves Dias,906- Vila Tibério - Cep 14050-380. Ribeirão Preto - Fone 3019.2084.
Abraços,
Josiane Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este espaço é democrático - FAÇA SEU COMENTÁRIO "