O Serviço Social é política pública, e o Assistente Social seu efetivador!

É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho .Inserido nas mais diversas áreas (saúde, habitação, lazer, assistência, justiça, previdência, educação, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.



O Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços.Está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar, e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação, etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais; e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.



terça-feira, 4 de agosto de 2009

Informativo "Práticas Terapêuticas


Terça-feira, 4 de agosto de 2009
Informativo "Práticas Terapęuticas"

Dando seqüência à deliberação do 37º Encontro Nacional, encaminhamos providncias determinadas pelo ofício circular CFESS 129 e 146/2009, apresentando a minuta de Resolução sobre a vedação da utilização de "Práticas Terapêuticas ou Clínicas" associadas ao título e/ou ao exercício profissional do assistente social, com as novas propostas incorporadas.


*****Poderão ser enviadas observações para exclusão, alteração ou inclusão de texto, devendo indicar a qual artigo, considerando, parágrafo, etc, da minuta está se referindo. Todas deverão apresentar os fundamentos de tal sugestão. Manifestações contrárias e a favor também serão reunidas para o envio ao Cfess.
*****Para o devido registro, deverão ser informados os dados do grupo.


Serão reunidas as observações sobre a minuta, que deverão ser encaminhadas de modo objetivo para favorecer a organização das mesmas que serão encaminhadas ao CFESS. Neste sentido, serão consideradas as contribuições enviadas ao CRESS/SP até o dia 07 de agosto de 2009.

Fonte: http://www.cress-sp.org.br/LINK_SITE/praticasterapeuticas.html
Visite o site e obtenha as informações necessárias www.cress-sp.org.br

Sorrisos 1.000 pra vcs...