O Serviço Social é política pública, e o Assistente Social seu efetivador!

É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho .Inserido nas mais diversas áreas (saúde, habitação, lazer, assistência, justiça, previdência, educação, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.



O Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços.Está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar, e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação, etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais; e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.



terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dica para leitura: O Segundo Sexo



Desculpem a ausência!!!
Para compensar trago uma super dica para leitura do meu amigo Feliciano/RJ: O Segundo Sexo (Le Deuxième Sexe, em francês), escrito por Simone Beauvoir, publicado em 1949.
Indispensável a todo o ser humano que, dentro da condição feminina ou masculina, queira afirmar-se autêntico nesta época de transição de costumes e sentimentos. Uma abertura fantástica para que homens e mulheres se reconheçam como semelhantes.
Simone de Beauvoir- filósofa e escritora francesa, muitas vezes lembrada como a companheira de Jean-Paul Sartre (filósofo, escritor e crítico), deixou uma grande contribuição através de sua vida e obras. Se faz presente como uma das pioneiras em grande parte das conquistas obtidas pelos movimentos feministas acontecidos após os anos 60. Principalmente se levarmos em conta o impacto que este livro, O Segundo Sexo, causou mo pensamento do século XX.
Sorrisos 1.000 pra vcs...
Josiane Gomes.