O Serviço Social é política pública, e o Assistente Social seu efetivador!

É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho .Inserido nas mais diversas áreas (saúde, habitação, lazer, assistência, justiça, previdência, educação, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.



O Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços.Está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar, e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação, etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais; e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

II Conferência Municipal de Cultura de Ribeirão Preto

Está aberto o credenciamento para a 2ª Conferência Municipal de Cultura, que acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro de 2009. Abertura às 19 horas do dia 23, no Auditório da Biblioteca Padre Euclides, Rua Visconde de Inhaúma, nº 490 - 1º andar e dia 24, das 9 às 18 horas, na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
Trata-se de uma das etapas preparatórias; organizada pela Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, para a 2ª Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília, de 11 a 14 de março de 2010. Serão discutidas propostas para o setor cultural e eleitos delegados para a Conferência Estadual, que por sua vez constitui a segunda etapa preparatória para o encontro nacional.
O público alvo são artistas, produtores culturais, representantes de órgãos públicos e de instituições ligadas à área cultural, maiores de dezesseis anos. Os credenciados terão direito a voz e voto. Os participantes serão distribuídos, conforme sua opção de credenciamento, em cinco grupos de discussão, cada grupo referente a um eixo temático. A inscrição se encerra no dia 23 de outubro e deverá ser feita mediante preenchimento da ficha.

Inscrições de 22 de setembro até às 18 horas do dia 23 de outubro de 2009.
Sorrisos 1.000 pra vcs...
Josiane Gomes.

CINE CULT- USP Ribeirão Preto


Projeções e Reflexões
CINE CULT - USP

apresenta


O leitor
Stephen Daldry

Debatedores:

* Nilton Ubirajara Cerqueira - Psicanalista, Membro da Escola Brasileira de Psicanálise

* Mauro Moura Mohan - Psicanalista, Associado ao Clin-a

Informações: (16) 3602.3538 / 3602.3494

www.cinecult-usp.blogspot.com