O Serviço Social é política pública, e o Assistente Social seu efetivador!

É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho .Inserido nas mais diversas áreas (saúde, habitação, lazer, assistência, justiça, previdência, educação, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.



O Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços.Está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar, e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação, etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais; e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.



terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Eventos 2010!!!

Próximos eventos referentes ao Serviço Social:

• Fórum Social Estados Unidos - 22 a 26 de Junho de 2010
Local: Detroit (Estados Unidos)
Data: 22/06/10
Tipo de Evento: Fórum
Entidade Promotora: FSEUA
Inscrições: http://www.ussf2010.org
Custo: Não informado
Maiores Informações:
http://www.forumsocialmundial.org.br/noticias_01.php?cd_news=2609&cd_language=1

Observações: O Fórum Social Estados Unidos acontecerá de 22 a 26 de Junho de 2010 no centro de Detroit. Workshops, seminários, atividades culturais e artísticas da comunidade irão acontecer por toda a cidade. O evento convoca movimentos sociais dos Estados Unidos e de todo o mundo à participação. Os organizadores estão buscando atrair jovens, afro-americanos, sindicalistas, desempregados e trabalhos não-organizados, dependentes de seguro social, veteranos, pessoas com deficiências, povos indígenas, ativistas dos direitos humanos e muitos outros. O evento vem sendo construído desde o primeiro encontro do FSEUA, em Atlanta, em 2007, que atraiu cerca de 15 mil ativistas. Desta vez, os organizadores esperam reunir de 15 a 20 mil ativistas. Os comitês e grupos de trabalho já estão se encontrando em Detroit e ao redor do país para se prepararem para o fórum no próximo ano. Os objetivos do evento são criar um espaço aberto para um processo de convergência e coordenação dos movimentos, conscientizar sobre questões ligadas à justiça social, oferecer oportunidades para compartilhar experiências e discutir estratégias para enfrentar desafios e criar soluções sociais aos problemas enfrentados por pessoas de diversas regiões e diferentes áreas. “Detroit é o marco-zero da crise econômica enfrentada por milhões de pessoas, não apenas aqui em Michigan, mas em toda a nação” diz Maureen Taylor, membro da organização do FSEUA e membro da Organização dos Direitos do Bem-estar Social de Michigan (Michigan Welfare Rights Organization - MWRO). “Nós estamos muito felizes em receber esse evento histórico e estamos seguros que o que vai acontecer em Detroit terá um impacto grande não apenas aqui mas em outros lugares”. “Esta é uma oportunidade única de aprendermos com as experiências uns dos outros, de dar visibilidade às injustiças sociais e criar mudanças reais a partir de esforços conjuntos”, afirmou William Copeland, que faz parte da organização do FSEUA e é membro do Conselho de Ação Ambiental do Leste de Michigan (East Michigan Environmental Action Council – EMEAC). O FSEUA Detroit 2010 também irá marcar o aniversário de 10 anos do processo do Fórum Social Mundial. Para entrar em contato com o Comitê Local de Detroit:
Telefone: (+1) 877-515-USSF E-mail: DetroitInfo@USSF2010.org

• XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais
Local: Brasília - DF
Data: 31/07/10
Tipo de Evento: Congresso
Entidade Promotora: CFESS, ABEPSS, ENESSO e cressdf
Inscrições: A divulgar
Custo: A divulgar
Maiores Informações: www.cfess.org.br

Observações: De 31 de julho a 05 de agosto de 2010. Tema: “Lutas sociais e exercício pro- issional no contexto da crise do capital: mediações e a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social”. Haverá sessões temáticas para apresentação de trabalhos nas formas oral e pôster, que serão divulgadas posteriormente, sendo que o prazo para envio de trabalhos/comunicações científicas será de 12 de outubro de 2009 a 31 de janeiro de 2010.

V Congreso Internacional y VIII Congreso Nacional de Trabajo Social
Tipo de evento:
Congresso
Data: 29/09/2010
Local: , /AC
País: Costa Rica
Descrição: O Congresso terá como tema central Trabajo Social: Cuestión Social - Política Social en Tiempos de Crisis del Capital Financiero y las Transformaciones Societarias. Serão 4 eixos temáticos:(1)Trabajo Social inserto en las transformaciones societarias,(2)El trabajo profesional, la formación profesional (grado, postgrado) y la educación continua: características y desafíos ético-políticos, teórico-metodológicos y técnicos-operativos;(3) La producción de conocimiento e (4) La articulación gremial: las expresiones organizativas hacia dentro de la categoría profesional, con las escuelas y carreras de Trabajo Social y con otras organizaciones sociales.
Maiores Informações: www.trabajosocial.or.cr/congresoinfo.html

• I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social
Local: Brasília - DF
Data: 01/12/10
Tipo de Evento: Conferência
Entidade Promotora: Governo do Brasil
Inscrições: http://conselho.saude.gov.br/confmundial.html
Custo: gratuito
Maiores Informações: http://conselho.saude.gov.br/confmundial.html

Observações: A Conferência Mundial contará com 1300 participantes entre delegados, convidados e observadores, procedentes de diferentes países dos cinco continentes, representando governos e sociedade civil.
Aproveitem,
Josiane Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este espaço é democrático - FAÇA SEU COMENTÁRIO "