O Serviço Social é política pública, e o Assistente Social seu efetivador!

É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho .Inserido nas mais diversas áreas (saúde, habitação, lazer, assistência, justiça, previdência, educação, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.



O Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços.Está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar, e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação, etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais; e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.



quarta-feira, 31 de março de 2010

As relações entre Behaviorismo e Psicologia Social...

Dentro da multiplicidade existente na Psicologia, encontramos duas correntes - Behaviorismo ou Comportamentalismo e a Psicologia Social - que possuem o mesmo objeto de estudo: o comportamento social humano, porém sobre ângulos diferentes, como poderemos observar a seguir. O termo comportamento é amplamente utilizado dentro do universo das ciências psicológicas e reporta-se aos encontros entre o indivíduo e o ambiente.

O Behaviorismo ou Comportamentalismo está presente em todos os espaços sociais, podendo ser entendida como um processo de aprendizagem, e seu foco é o comportamento observável. Fundamenta-se na idéia de que, o indivíduo através da promoção de seu autoconhecimento possa aumentar a capacidade de agir no mundo da maneira que deseja, descobrindo assim eventos no meio ambiente que determinam os seus comportamentos (problemas), e o que os mantém – a relação entre sentimentos e ações. Esta corrente auxilia o desenvolvimento de habilidades através da atitude.

Procurando conhecer a natureza e as causas dos comportamentos, pensamentos e sentimentos que se revelam nos encontros sociais, a Psicologia Social estuda as relações dos entre os indivíduos e o meio social. As interações entre os indivíduos, entre o indivíduo e os grupos e entre os grupos – a maneira como se comporta, como muda e forma opiniões/atitudes/crenças, o que pensa sobre o outro, a interação com o meio, uma vez que desde o nascimento o indivíduo está marcado pelo processo de integração numa determinada sociedade – submetendo-se a normas, padrões de conduta, forma de pressão social devido à necessidade de ser aceito. Nesta corrente busca-se compreender como se dá a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo indivíduo.

Podemos concluir, conforme observado, que nestas duas correntes o indivíduo é um SER SOCIAL por natureza, pois aprende a SER nas relações nas relações com outros indivíduos, bem quando se apropria da realidade criada pelas gerações anteriores-cultura humana. Aqui considero o indivíduo como SER SOCIAL por sua capacidade de adaptação ao meio e de agir e modificar o ambiente.

Abraços,

Josiane Gomes.

2 comentários:

  1. Boa conclusão, "o homem é um ser social" porque 'aprende' a "ser" através da relação "social"! Adorei!
    Encontrei este site procurando esclarecer minha dúvida sobre orientação teórica para Trabalho de Conclusão de Curso da minha graduação, se Psicologia Social ou Cognitivo-Comportamental
    Um abraço para vocês :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na boa cara, vc escreveu BOQUETE errado!

      Excluir

"Este espaço é democrático - FAÇA SEU COMENTÁRIO "