O Serviço Social é política pública, e o Assistente Social seu efetivador!

É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho .Inserido nas mais diversas áreas (saúde, habitação, lazer, assistência, justiça, previdência, educação, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.



O Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços.Está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar, e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação, etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais; e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

Psicologia SOCIAL e Serviço SOCIAL, qual a relação?




O Serviço Social e a Psicologia Social possuem uma relação interdisciplinar, pois dividem seu objeto de estudo com várias áreas do saber, sendo ele, a interação do indivíduo na sociedade. Percebemos, portanto, uma distância considerável entre as duas, porque enquanto a Psicologia destaca o aspecto individual, o Serviço Social se atém à esfera social.

A Psicologia Social com um conceitual mais antigo tem seu desenvolvimento comprometido com os objetivos da sociedade norte-americana do pós-guerra, voltados às fórmulas de ajustamento e adequação de comportamentos individuais ao contexto social, com Kurt Lewin (1890/1947), considerado por muitos o fundador da psicologia social.

Sua metodologia visa organizar e nomear os processos observáveis dos encontros sociais, possuindo pouca noção do SOCIAL, uma vez que lança seu olhar para a interação pessoal:

*Encontros - interação pessoa/pessoa, interação pessoa/grupos sociais, interação grupo/grupo.

*Relações Sociais - influências, conflitos, hierarquias, poder, família (história e cultura).

*Fatores Psicológicos da Vida Social – sistemas motivacionais, status social, liderança, estereótipos, alienação, valores éticos.

* Fatores Sociais da Psicologia Humana – processo de socialização, atitudes, mudanças, motivações, opiniões, ideologia, moral, preconceito, papéis sociais, gênero de vida.

Atualmente desenvolve-se uma Nova Psicologia Social, mais crítica em relação à realidade social e à contribuição da ciência para a transformação da sociedade.

Devemos ter em mente que a PSICOLOGIA SOCIAL pertence a uma área de conhecimento da Psicologia, que procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico, ou seja, a subjetividade humana – buscando compreender como se dá a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo indivíduo. Nela o mundo objetivo é um fator constitutivo no processo de desenvolvimento da subjetividade.

Sendo assim, o comportamento deixa de ser o objeto de estudo, tornando-se uma das expressões do mundo psíquico, fonte de dados importantes para a compreensão da subjetividade. Com esta nova conceituação da psicologia social o indivíduo é um SER SOCIAL POR NATUREZA, pois aprende a SER nas relações com os outros indivíduos partir do momento em que se apropria da realidade criada pelas gerações anteriores.

Ao considerarmos a questão social em suas múltiplas expressões como objeto de estudo do SERVIÇO SOCIAL, esta corrente da psicologia contribui e muito com a construção do conhecimento teórico- empírico, uma vez que os Assistentes Sociais intervem com os sujeitos sociais nas mais diversas situações do cotidiano.

Abraços,

Josiane Gomes.


22 comentários:

  1. Isso tudo tem haver com o pragmatismo Norte Americano,com influência Européia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito pertinente sua colocação Araujo.

      Abraço Fraterno,

      Josiane Gomes.

      Excluir
  2. muito legal a análise feita! Sou aluna de Serviço Social e monitoria de psicologia social na Universidade Federal Fluminense-UFF.
    E ao ler esse pequeno trecho acabei me identificando com o trabalho interdisciplinar que venho desenvolvendo enquanto discente.
    abç

    ResponderExcluir
  3. Olá Mirian,
    Espero que esteja bem!

    Seja bem vinda a este pequeno espaço democrático. O trabalho quando dialoga e interage com outras áreas do saber, ganha uma espécie de empoderamento que só faz ganhar o campo em que estamos inseridos.

    Boa sorte com os estudos!

    Abraço fraterno,

    Josiane Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou cursando Serviço Social e este texto foi bem interessante. Gostaria de saber se você tem disponível mais texto que falem da importância da Psicologia Social enquanto disciplina para o Assistente Social . Desde já obrigada, bjs :]

      Excluir
  4. Boa tarde pessoal.

    Meu nome é Bianca e passei no vestibular 2013 da Una em Bh/MG. Minha primeia opcao foi Serviço Social e a segunda Psicologia, mas ainda tenho duvida em qual seria melhor. Quero fazer um curso, que quando formada posso atuar junto a comunidade com projetos, apoio, conversas... As duas areas sao muito interessantes, mas gostaria da opniao de voces.

    Atenciosamente,
    Bianca Lopes.

    ResponderExcluir
  5. Bianca,,
    Seja bem vinda ao nosso espaço e parabéns pelo vestibular!!!

    Eu sou suspeita pra falar...rs. De fato são duas áreas interessantes, importantes ,e que dialogam constantemente, mas que também oferecem o que você busca: atuar junto as comunidades,elaborar, implementar e executar projetos...

    Não seria correto dizer faça essa ou faça aquela, até porque você escolherá uma profissão para a sua vida, então cabe a você decidir.

    Mas, se colocou o Serviço Social em primeiro lugar, e Psicologia em segundo, é porque houve um motivo, e será este motivo a resposta que você procura.

    Uma dica: realize pesquisas na internet, faça perguntas aos profissionais atuante nas área e certamente tomará a decisão certa. Mas, por favor, escolha por você e pra você.

    Se preferir passar seu e-mail, posso enviar alguns artigos e matérias sobre a profissão.

    Não ajudamos na escolha,rs, mas desejamos que independente da areá escolhida você SEJA A PROFISSIONAL QUE FAZ A DIFERENÇA!

    Abraço fraterno,

    Josiane G.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde
    Meu nome é Alessandra e cabei de me fomrmar no curso serviço social,agora é hora de escolher um curso para fazer minha pós graduação,e a area da Psicologia social me chama bastante atenção.Gostaria muito de um curso na area da psicologia,poderia me dá alguma dica de curso?desde já agradeço. meu email: alle-reis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Alessandra,
    Seja bem vinda ao Blog!

    Respondemos seu e-mail ontem, está em meu nome. Mas em todo caso, postamos abaixo a resposta:

    Especializar-se é fundamental. A escolha da área dependerá e muito do trabalho que deseja desenvolver, e com isso, pode acontecer da Psicologia não ser a bússola para a execução do seu trabalho.

    A Psicologia possui várias ramificações como:
    Psicologia ambiental
    Psicologia analítica
    Psicologia aplicada
    Psicologia clínica
    Psicologia cognitiva
    Psicologia comparada
    Psicologia criminal
    Psicologia da forma
    Psicologia educacional
    Psicologia da saúde
    Psicologia hospitalar
    Psicologia diferencial
    Psicologia do comportamento
    Psicologia do desenvolvimento
    Psicologia do trabalho
    Psicologia existencial
    Psicologia forense
    Psicologia individual
    Psicologia industrial
    Psicologia metafísica
    Psicologia social

    Como você citou a psicologia social, abaixo segue o link de um vídeo que conceitua e aborda os temas a que ela se propõem. Mas, lembre-se de que o importante é definir qual o tipo de trabalho deseja desenvolver e que Serviço Social e Psicologia Social, são duas áreas que dialogam entre si, porém com enfoques totalmente diferentes.

    http://youtu.be/F-rBkefw4_g

    Espero ter ajudado e boa sorte com a escolha!

    ResponderExcluir
  8. Boa Noite Joseane Gomes!
    Sou academico de Serviço Social, mais pretendo me especializar na area da Saude Mental e Intervenção Psicosocial, estava procurando alguns artigos sobre o Serviço Social e a Psicologia Social e encontrei seu blog, gostei muito a partir desse texto será a porta de entrada para meu artigo de ingresso na especialização e futuramente o projeto para o mestrado também nessa mesma area.

    Muito Obrigado Mesmo.
    Abraços
    Everton Alencar
    Everton Alencar

    ResponderExcluir
  9. Everton,
    Seja bem vindo ao nosso espaço!

    Essas áreas são de fato muito interessantes. Fico feliz em saber que o blog está cumprindo seu destino.
    Quando concluir seu artigo, se desejar postaremos aqui no blog, os créditos e méritos serão todos seus como por direito.
    Sucesso e boa sorte com os estudos e que você SEJA UM PROFISSIONAL QUE FAÇA A DIFERENÇA NO LOCAL EM QUE ESTIVER ATUANDO!

    Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado mesmo Josiane, ja comecei o artigo quando estiver pronto te mando para compartilhamos nosso conhecimento.
      Grato pelo apoio.

      Abraços e sucesso!
      Feliz Ano Novo, 2013 refleto de realizações.

      Excluir
  10. Boa tarde!! Josiane, em seu nome , gostaria de cumprimentar os demais idealizadores dessse espaço, que é de grande importância, tanto pra nós enquanto profissionais,para o fortalecimento da categoria em si, que infelizmente,não possui o reconhecimento merecido (piso salarial, condição adequada de tarbalho...), como diverssas outras áreas de atuação, tanto para outras pessoas de áreas afins que ainda não tem uma visão nitida de nossa atuação, o que ajuda "desmistificar" o papel do prifissional do Serviço Social. Aproveito também o ensejo para, pedir se porventura vc tiver algum material (artigo) referente a politicas públicas e psicologia social, e pudesse enviar para meu e-mail: deyzecardososocial@yahoo.com.br, iria me auxiliar e mto em algumas pesquisas que estou realizando. Gostei mto do seu posicionamento/visão no artigo supracitado.
    Abraço, Deyze.

    ResponderExcluir
  11. Olá Josiane, gostei muito do que você postou, gostaria muito que você nos auxiliasse com materiais sobre o curso sobre a profissão e tudo o que você puder, faço Serviço Social e gosto muito mesmo, estamos justamente nessa disciplina Psicologia Social não só nessa disciplina mais gostaria também de abrir meu leque e buscar mais conhecimento para meu estudo, mas como meu Município é muito distante da Capital sou do Amazonas, então fica muito difícil acesso não temos uma biblioteca que nos auxilie e nossa internet ainda é muito lenta. Meu email é ( aneleh_lima123@hotmail.com), agradeço muito desde já se nos auxiliar no que você puder. Sou Maria Helena de Albuquerque Lima. Estudante de Serviço Social

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é Marcelle, estou cursando Serviço Social e gostei muito do texto. Estou fazendo um trabalho e queria pedir sugestões de texto que falem sobre a importância da Psicologia Social enquanto disciplina para o Serviço Social, desde já agradeço muito.

    ResponderExcluir
  13. Olá, meu nome é Karen, sou Psicóloga e também gostaria de me profundar mais nessa interrelção entre Psicologi Socil e Serviço Social, Se puder me enviar artigos a respeito.. meu e-mail é: k_weimer@hotmail.com Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a sua colocação sobre o assunto! Muito boa. Esclareceu certas coisas duvidosas.
    Muito obrigadaaa!
    Prazer, meu nome é Karen Galúcio, Acadêmica de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão.

    ResponderExcluir
  15. Bom gente! me chamo jessica ornellas.. faço serviço social,ja estou no terceiro semestre.. gostaria de saber com relação do serviço social para psicologia social ? é também gostaria d saber seu poço fazer minha especialização nessa área? porque devido uma disciplina na facul comecei a me interessar sobre a psicologia social... resolver a estudar o assunto... gostaria de uma ajudinha..

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, me chamo Igor, tenho 18 anos, gostaria de uma profissão onde eu possa ajudar os que precisam, com projetos, conversas, entre outras coisas, os dois cursos que estou visando no momento é psicologia e serviço social, gostaria de saber uma opinião suas, para que me ajude na escolha do curso, desde já agradeço, abraço! Se puderem entrar em contato cmg pelo e-mail, esta ai igormoreira.paula@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Ola boa noite! tive lendo e tenho um seminário amanha e não entendo nada! Sobre a Psicologia e Serviço Social, QUAL A RELAÇAO? Vc poderia me ajuda obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Olá boa noite,meu nome é maria da consolação tenho 38 anos,acabei de terminar o ensino médio e vou fazer o ENEM,meu sonho é fazer uma faculdade,gosto de psicologia e serviço social mais como n sou mais nenhuma menininha estou com duvidas,será que vocês poderiam me dar uma sugestão?

    ResponderExcluir
  19. Olá, estou cursando serviço social, mas também gostaria de futuramente cursar psicologia, VC sabe informar se eu aproveitaria alguma matéria? Ou teria q estudar os 5 anos de psicologia mesmo já sendo fornada em serviço social?

    Obrigada desde já ��

    ResponderExcluir

"Este espaço é democrático - FAÇA SEU COMENTÁRIO "