O Serviço Social é política pública, e o Assistente Social seu efetivador!

É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho .Inserido nas mais diversas áreas (saúde, habitação, lazer, assistência, justiça, previdência, educação, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.



O Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços.Está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar, e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação, etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais; e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.



quarta-feira, 28 de julho de 2010

Liderança baseada em princípios



Águas turbulentas descreve as condições de complexidades encaradas por líderes diante das inovações tecnológicas, surgimento da conectividade universal, democratização das informações, aumento exponencial da concorrência, a globalização dos mercados, transferência da criação de riquezas do capital financeiro para o capital intelectual e social, liberdade de ação.

 A maneira sintetizada de "influenciar - liderar" dentro desse contexto são: foco e execução, o foco engloba os papéis de modelar e descobrir caminhos e a execução, os de alinhamentos e fortalecimento.               
Qualquer pessoa que lidere ou influencie profundamente outras, nas instituições ou na sociedade, qualquer um que tenha feito a diferença para o bem ou para o mal tem três atributos comuns: visão, disciplina e paixão, eles representam a liderança que funciona: 
           
Visão => é ver um estado futuro com os olhos da mente. A visão se aplica a imaginação, todas as coisas são criadas duas vezes: primeiro, uma criação mental e depois uma criação física. Representa desejo, sonhos, esperanças, objetivo e planos;
Disciplina => é tão importante quanto a visão, é a execução, o fazer acontecer, o sacrifício de fazer o necessário para concretizar a visão;
 Paixão => vem do coração e se manifesta como otimismo, empolgação e determinação. Alimenta um impulso constante. As pessoas entusiastas acreditam que a melhor maneira de prever o futuro é criá-lo, tornar-se parte da solução mais do que parte do problema.

Foco  (modelar e descobrir caminhos)
 A Voz da influência,   ser um modelo envolve encontrar e escolher a atitude de iniciativa, ser um compensador (pequeno dispositivo que movimenta o timão, que altera o rumo da embarcação), ou tomar iniciativas para expandir sua influência em todas as oportunidades ao nosso alcance; a voz da confiabilidade, modelar o caráter e as competências é a base para a confiança em qualquer relação e organização. Não se pode fiar sem confiabilidade; a voz e a velocidade da confiança, modelar também envolve o desenvolvimento de fortes habilidades de relacionamento que geram confiança e combinam vozes – criando terceiras soluções, alternativas para nossos desafios e diferenças com os outros (pensar ganha-ganha).

Execução (Alinhar e fortalecer)
A voz da execução, alinhar objetivos e implementar sistemas em busca de resultados; A voz do fortalecimento (empowerment), liberar paixão e talento tornando claro o caminho que está diante deles e então sair da frente. Então quanto lhes comunicamos seu potencial e criamos oportunidades para que o desenvolvam e o utilizem, estamos trabalhando sobre um alicerce sólido.

" Tudo está em constante mudança e num ritmo muito acelerado, você tem um desafio e então uma resposta equivalente a ele isto resulta em sucesso, mas ai você tem um novo desafio que não pode mais ser encarado com respostas que deram certo elas não funcionam mais é necessário um tipo inteiramente novo de resposta. Qual é o tipo desafio de hoje? É turbulência permanente. É um ambiente em constante agitação e mudança portanto é necessário uma resposta que não mude. Numa analogia de uma equipe de remo num belo lago quieto e plácido, para ilustrar a diferença entre a natureza da liderança requerida hoje e liderança necessária no passado. Numa equipe de remo, normalmente o timoneiro se sente na parte de trás do barco dando as ordens e as pessoas se adaptam e ele faz os ajustes, mas na turbulência de um rafting numa corredeira veloz, pedras e quedas d’água, todos têm que ter algo dentro de si sobre o que estão tentando fazer, quais são os princípios que estão operando, porque se tentar comandá-los eles nem poderão ouvi-lo devido ao barulho, da correnteza (confusão). Eles precisam ter isso dentro deles. Existem apenas 3 constantes: 1 mudança, 2 princípios e 3 escolhas, o poder que temos para nos adaptar as duas primeiras constantes. A maior necessidade que temos nesse mundo em permanente turbulência é de algo que não mude, o núcleo imutável. Se as pessoas estiverem centradas (focadas) em princípios que formem o núcleo imutável, isso lhes dará a capacidade de lidar com as mudanças dinâmicas que as cercam. Este é conceito atual de Liderança Natural: quanto mais você conseguir que as pessoas se comprometam com uma visão, um propósito ou um conjunto de princípios comuns, e elas já os tiverem dentro de si então o trabalho da liderança terá sido feito. E esse é o conceito de liderança baseada em princípios: colocar princípios no coração e na mente das pessoas e depois na cultura delas, permeando e afetando todas as outras relações. Isso é o que tem força e viabilidade permanente, pois dá as pessoas que estão no comando da empresa, aos corações e almas, um senso de direção."  ( Stephen R. Covey)
                                                                                                                             Alcides Betini
                                                                                                                    alcides_betini@yahoo.com.br

Abraços,
Josiane G.

3 comentários:

  1. Olá! Este Blog foi presenteado com o selo de reconhecimento por seu excelente trabalho pelo Blog SERVIÇO SOCIAL E CIDADANIA.Entre em http://servicosocial-erenilza.blogspot.com/ e confira!"O Prêmio Dardos é o reconhecimento dos ideais que cada blogueiro emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc... que em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, e suas palavras. Estes selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os blogueiros, uma forma de demonstrar o carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web."

    ResponderExcluir
  2. Olá ...Bom dia...

    Parabéns pelo blog e ao selo, apreciaria nos seguissem tambem no Portal do Controle Social para compartilhamos de informações sociais e politizante para prepararmos um Brasil melhor à nossa nação futura - Link - http://www.controlesocialdesarandi.com.br/

    ResponderExcluir

"Este espaço é democrático - FAÇA SEU COMENTÁRIO "