O Serviço Social é política pública, e o Assistente Social seu efetivador!

É uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho .Inserido nas mais diversas áreas (saúde, habitação, lazer, assistência, justiça, previdência, educação, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais.



O Assistente Social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho sócio-educativo ou socializadora e de prestação de serviços.Está capacitado, sob o ponto de vista teórico, político e técnico, a investigar, formular, gerir, executar, avaliar, e monitorar políticas sociais, programas e projetos nas áreas de saúde, educação, assistência e previdência social, empresas, habitação, etc. Realiza consultorias, assessorias, capacitação, treinamento e gerenciamento de recursos; favorece o acesso da população usuária aos direitos sociais; e trabalha em instituições públicas, privadas, em organizações não governamentais e junto aos movimentos populares.



quinta-feira, 21 de março de 2013

Ética em movimento em Serviço Social

Oferecer subsídios para a apreensão crítica da natureza histórica e política da ética social e profissional; contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional; consolidar o projeto ético-político das/os assistentes sociais e ampliar o debate ético, compreendendo-o no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos. Esses são alguns dos objetivos do projeto “Ética em Movimento”, lançado em 2000 pelo CFESS, como uma contribuição ao debate que se adensou no Serviço Social e na sociedade, a partir dos anos 1990, sobre Ética e Direitos Humanos.

Para comemorar os 10 anos de existência do projeto, a Gestão Atitude Crítica Para Avançar na Luta (2008-2011) apresenta este vídeo. Venha, por meio de entrevistas, depoimentos e fotos, conhecer a história do movimento da Ética no Serviço Social.

Para assistí-lo acesse o link abaixo:
http://vimeo.com/17816495

Abraço franterno,

Josiane G.

3 comentários:

  1. Este é um apelo que faço para @s assistentes sociais atuais e futur@s: é uma petição para ser entregue á câmara dos deputados que pede um piso salarial para aos profissionais do Serviço Social de R$3.700,000. Merecemos ter o nosso valor reconhecido. Já tivemos muitas vitórias, mas precisamos vencer muitos obstáculos. Vamos fazer parte dessa corrente. Por favor, leiam a petição, assinem e compartilhem para o maior nº de amigos, grupos e comunidades que vcs puderem. Devemos abraçar esta causa.

    Obs.: por favor, ao assinar(em) a petição, façam somente uma vez. Compartilhar, sim podem e devem à vontade!!!


    TODOS OS BRASILEIROS MAIORES DE 18 ANOS PODEM ASSINAR. É UM APELO PARA TODA A NAÇÃO!!!

    Para acessar a página da petição, copiem o link abaixo e colem no seu navegador:

    http://www.avaaz.org/po/petition/Estabelecer_um_piso_salarial_de_R370000_para_oa_assistente_social/?cJxtoeb

    ResponderExcluir
  2. Olá. Muito boa a postagem, achei extremamente relevante a abordagem do tema.

    Se me permite, gostaria de fazer um pequeno merchan: http://criticasobvias.blogspot.com.br/

    Neste blog, trato de questões como ética, humanismo e assistência social.

    Agradeço a leitura e quaisquer comentários,
    Caio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio,
      Seja bem vindo e fique a vontade para divulgar seu blog !!! Irei segui-lo também!

      Abraço fraterno,

      Josiane G.

      Excluir

"Este espaço é democrático - FAÇA SEU COMENTÁRIO "